terça-feira, 6 de março de 2007

Web 2.0, interatividade ou golpe de marketing?

fonte da imagem: http://www.moonshadow.es/2006/07/03/youtube-y-la-television/

De acordo com o artigo lido no jornal da internet "Folha online", a definição de web 2.0 é: a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração".

Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Considero então, que o surgimento da web 2.0 ainda é polêmico e nós internautas devemos conferir suas vantagens e desvantagens a fim de descobrir se é válida ou não a utilização da segunda fase da web. O que é possível observar agora é que a maioria das pessoas se alegra com a possibilidade de poder divulgar seus conhecimentos e torná-los cada vez mais acessados, dividir com todos algo que se conhece, gera ainda mais interesse pelas informações.

Portanto, umas das primeiras definições a cerca da web 2.0 é: "A Web 2.0 parte de duas idéias principais: que a Internet pode funcionar como uma plataforma, não como um amontoado de documentos digitais, e que o que vale não é o conteúdo em si, mas o que os usuários fazem com ele. A interação entre ambos significa que, em poucos anos, serviços online poderão substituir programas de desktops usados atualmente, assim como permitir maior acesso e troca de dados pela ação dos usuários."


(Guilherme Felitti, jornalista.)
Folha online (saiba mais) :
http://busca.folha.uol.com.br/search?site=online&q=web+2.0


Um comentário:

Simone Souza (Síssa) disse...

Oi Amanda, concordo com você sobre o risco de serem disseminadas na internet uma série de informações inúteis, mas também se não fosse essa "liberdade" que a interatividade nos proporciona não poderíamos nem criar estes blogs.
Abraços