domingo, 18 de março de 2007

Ciberespaço real ou virtual?



Bom, não vai ser fácil definir ciberespaço e o que é virtualidade porque o assunto é polêmico e exige um pouco de raciocínio e interpretação podendo utilizar até recursos filosóficos. Mas eu prometo não complicar o assunto.Depois de muito pesquisar, conceitos, teorias e artigos. formulei essa definição:
Ciberespaço é um novo ambiente humano e tecnológico de expressão, de transição de informações. Consiste em pessoas de todos os lugares, culturas e em tempo diferentes fornecendo e requisitando informações; uma rede mundial de computadores interconectada que permite à informação em trânsito ser fabricadada e transmitida digitalmente.
Além disso a informação do ciberespaço pode ser transmitida através de outro meio que não seja o computador, mas pode ser por telefone, por exemplo é um ciberespaço.
A alteração mais substancial no momento da criação do ciberespaço é a geográfica e temporal.
A partir dessa definição decidi emitir minha opinião sobre esse espaço que abriga e transmite tantos dados.Considero o ciberespaço um lugar de interatividade, onde os usuários entram em contato com culturas e conhecimentos variados sem ter que sair de casa, interatividade! É o lugar onde se divide e se multiplica culturas e aprendizado. Concluo também, que é no ciberespaço que o tempo e o espaço deixam de ser fundamentais para que alguém tenha acesso a uma informação; o ciberespaço portanto é um facilitador do processo de conhecer e possivelmente agir!
Posso afirmar ainda que o ciberespaço é virtual, porque existe, mas não pode ser percebido pelos 5 sentidos humanos. É virtual porque não posso tocar, mas sei que existe e aquilo que tenho acesso através do ciberespaço é uma representação da realidade.Virtual e real não se separam a forma de percebê-los é que é diferente.
"No virtual,os limites de espaço não são mais dados e há um compartilhamento de tudo, tornando difícil distinguir o que é público do que é privado, o que é próprio do que é comum, o que é subjetivo do que é objetivo."(Pierre Lévi, o que é virtual?)
"Até o início deste século, as pessoas acreditavam no tempo absoluto, ou seja, que cada acontecimento podia ser rotulado por um número único e diferenciado chamado tempo, e que todos os bons relógios concordariam quanto ao intervalo de tempo que separa dois acontecimentos. Mas a descoberta de que a velocidade da luz aparentava ser a mesma para todo observador, independentemente de como estivesse se deslocando, levou à teoria da relatividade e, com ela tivemos que abandonar a idéia de que houvesse um tempo único e absoluto... Assim o tempo passou a ser um conceito mais pessoal, relativo ao observador que o media". (Hawking, Stephen, Breve História do Tempo Ilustrada, Ed. Albert Einstein Ltda, 1997, pág. 182).
A palavra "Cyberspace" foi criada pelo escritor William Gibson no início dos anos 80 e foi popularizada no romance Neuromancer (1984), onde o personagem está ligado ligado a uma plataforma de ciberespaço que projectava a sua consciência descorporizada numa alucinação conhecida como a matriz. Foi a partir dessa definição que o autor do filme "Matrix" se inspirou para fazê-lo, criando uma realidade além daquela física, limitada e cronológica, onde os personagens viajam nessa plataforma para uma nova realidade e enfrentam desafios.
Matrix, em português se refere a matriz. Assim como no livro(Neuromancer), o filme (Matrix)projeta a consciência de seus personagens para um desafio virtual através de uma plataforma de conexão. A matriz ou ciberespaço oferece de maneira figurada a mesma realidade de Matrix pois através deste ciberlugar, podemos viajar e conhecer algo ainda não imaginado.
assista o trailler do filme Matrix: http://www.youtube.com/watch?v=_0ibsoFsYFU

fonte: Pierre Lévi : livro, O que é virtual?; Trad: Paulo Neves; ed:34; 1996 157 páginas

Um comentário:

Tudo junto e misturado disse...

Amanda,você pediu para te falar o que eu acho.Então segura que lá vai bomba.
Tô brincando.
Mas eu achei que o tamanho da sua fonte tá um pouco pequena e na parte da citação esta embaralhado.
Bom!Isso é o que eu acho.
Do mais,tá legal.