domingo, 22 de abril de 2007

A evolução do RPG.



Para entender o que é RPG vou falar um pouco dessa história tão interessante que envolve o jogo, os criadores do primeiro jogo do gênero foram : Gary Gygax e Dave Arneson criadores do Caverna do dragão.
Neste tipo de jogo, "os jogadores interpretam os personagens que vão enfrentar os perigos de uma aventura ainda desconhecida para eles. Ninguém sabe o que vai acontecer, exceto um jogador “especial” a quem chamamos de Mestre do Jogo. Só esse jogador conhece o roteiro da aventura. Ele apresenta aos outros uma situação inicial, descrevendo para eles onde eles estão, o que eles vêem, escutam, tocam, cheiram e sentem. Pode ser uma situação de perigo, como as apresentadas acima, onde terão que lutar, ou pode ser uma situação para cuja resolução terão que usar muita astúcia, como infiltrar-se numa base inimiga. O que quer que seja, os jogadores dizem então o que seus personagens farão e, de acordo com o resultado de suas ações e com o roteiro, o Mestre apresenta uma nova situação. E assim o jogo prossegue até o grand finale."
É desta forma que o jogo se desenvolve, uma forma muito criativa de desenvolver o potencial lógico e criativo dos jogadores.
No começo utilizavam-se livro e filmes para montar as histórias, mascom a evolução tecnológica esses jogos passaram a ser virtuais e em sua maioria, de massa, onde milhões de jogadores interagem.
Através dessa volução é que surgiu no mundo um jogo chamado second life, que por sua vez representa a evolução dos jogos de imersão assim como o RPG.
Porém o second life possui muitos recursos gráfico que representam com muita fidelidade, a realidade do cotidiano, se aproveitando disso, o autor do jogo criou uma economia baseada nesta idéia, onde empresas já tem lojas e até salas de convenções internacionais funcionam ativamente.
Acredito que essa interatividade tem vantagens para o entretenimento, mas também pode interromper o ciclo de convivência pessoal entre os homens, uma vez que, os usuário deixam de participar das suas vidas normais para viver numa segunda vida virtual.

fontes:

http://www.nautilus.com.br/~ensjo/rpg/

http://secondlife.xq.com.br/index.php?id=55

http://wnews.uol.com.br/site/colunas/materia.php?id_secao=9&id_conteudo=378

slides da aula de multimídia

veja aqui o vídeo de introdução do second life:
http://www.youtube.com/watch?v=xxj8RTW4ev4

Nenhum comentário: